Limpa Fossa

A ECOTOP possui caminhões com capacidade variável de 05 à 12 metros cúbicos com potente bomba à vácuo de anel líquido que esgotam todo o material acumulado.

Como funciona o esgotamento de fossa?

Os resíduos acumulados (detritos líquidos ou pastosos) são aspirados e conduzidos para o interior do caminhão-tanque através da sucção a vácuo pelas potentes bombas. O transporte e descarte dos efluentes é realizado exclusivamente em estações de tratamento, e segue todas as determinações legais de acordo com a classificação da origem (esgoto doméstico, comercial ou industrial), garantindo eficiência, agilidade e segurança.

Onde é indicado?

É indicado aonde haja necessidade de esgotamento sanitário, tais como:

  • Limpeza, esgotamento e descarte de fossas sépticas residenciais;
  • Limpeza de caixas de gordura;
  • Esgotamento de inundações, piscinas e lagoas de decantação;
  • Esgotamento, transporte e descarga de produtos químicos;

Por que é importante realizar a limpeza de fossa?

É muito importante entender sumariamente o funcionamento de uma fossa séptica e a sua importância para que posteriormente possa ser realizado a sua limpeza, pois não é somente chegar no local e ir realizando tal limpeza.

Em suma, inicialmente, através de um processo de decantação a fossa séptica faz a divisão dos resíduos sólidos do esgoto, aos quais são sedimentados no fundo da mesma, formando um lodo, enquanto a parte líquida permanece acima dessas substâncias. A partir deste momento, ocorrem diversos eventos aos quais entram micro-organismos em ação que são basicamente responsáveis por anular a nocividade do material tóxico presente na água, reduzindo os resíduos sólidos e líquidos, estabilizando então, a ação dos gases, que devem ser liberados ao ambiente por aberturas pequenas criadas na própria fossa. Daí por diante é possível dispor o líquido de volta a natureza sem que ocorra sua contaminação. O lodo citado, fica depositado no fundo da fossa séptica e não consegue ser decomposto durante o processo, e o seu retorno ao ambiente pode ocasionar a exposição de doenças aos seres vivos.

Por isso, é importante que haja uma frequente manutenção e limpeza da sua fossa séptica, já que possui inteiramente o intuito de proteger os seres humanos à contaminações e doenças provenientes da ação humana, evitando ainda, o lançamento direto nos rios, lagos ou solo, bem como evitando problemas posteriores de alagamentos ou entupimentos e inundações de garagens de subsolos, esgotos, caixas de inspeção, gordura e passagem, piscinas bem como quaisquer outros tipos de reservatórios.

Sucintamente a importância do esgotamento da fossa é para garantir que não haja proliferação de doenças ou entupimento e/ou inundações oriundas de uma má manutenção de sua fossa séptica.

E qual é o período entre os esgotamentos?

Não existe uma periodicidade exata para o esgotamento da fossa séptica, pois depende de diversos fatores que envolvem o uso da mesma, a quantidade de pessoas e o tamanho do ambiente, o tamanho da fossa, dentre outros fatores.

Apesar da falta de periodicidade exata, é recomendado que as fossas sejam esvaziadas em um período de 3 em 3 anos para evitar problemas, contando com o uso moderado, ou seja, uma família de até quarto pessoas. 

Em locais que o uso da fossa ultrapassem quatro pessoas diariamente, recomenda-se o esvaziamento de pelo menos uma vez por ano ou então a cada seis meses. No entanto, é preciso observar a necessidade de cada estrutura e sempre seguir as recomendações do fabricante.

É válido ressaltar que a limpeza deve ser realizada por uma empresa devidamente licenciada e principalmente com profissionais capacitados de forma que você não tenha problemas posteriores.

Se você se preocupa com o seu bem-estar e sua saúde e necessita realizar uma manutenção em sua fossa séptica, caixa de gordura, descarte de produtos químicos ou esgotamento de piscinas ou reservatórios de decantação, dentre outros, entre em contato com a ECOTOP! Estaremos dispostos a melhor atendê-lo.

[elfsight_contact_form id=”1″]